
Imagine uma parede de uma casa com uma pequena rachadura. O dono da residência a observa mas não faz nada. Com o tempo, aquela rachadura vai aumentando, mas o proprietário continua acomodado. Ele sabe que precisa consertar, mas diz que nunca tem tempo, diz que tem outras coisas mais importantes pra fazer. O tempo passa e a rachadura aumenta de tal forma que quando ele decide consertar, a parede vem abaixo. O estrago já foi feito. Essa pequena ilustração fala de algo que pode muito bem ocorrer em nossa vida espiritual.
Em Isaías 30:13, podemos ler: "...por isso estas maldades vos será como brecha que, prestes a cair, já forma barriga num alto muro, cuja queda virá subitamente, num momento.” O texto fala de maldades que são como brechas em um muro, cujo queda será repentina. Observando os versículos anteriores deste capítulo, vemos que entre estas maldades encontramos a rebeldia, o não ouvir o que Deus fala em Sua Palavra, a mentira e o dar ouvidos a conselhos mundanos. Estas brechas que levam à destruição são, por muitas vezes, fruto de atitudes erradas ligadas à falta de conhecimento da vontade de Deus. Em Oséias 4.6 lemos: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”.
Devemos sempre sondar o nosso coração e se encontrarmos brechas, devemos repará-las, para que o inimigo, não alcance vantagem sobre nós. A Bíblia fala que o muro que rodeava Jerusalém estava destruído. Neemias, junto com o povo, estavam decididos a consertar, mas os inimigos ficaram irritados.
“Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados.” Neemias 4:7
O diabo, nosso inimigo, fica irado quando nós não damos brechas para ele em nossa vida. Ele procura estas oportunidades para nos levar à destruição, conforme 1Pedro 5:8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;...”
Para reparar algumas brechas na nossa vida, precisamos:
1) CONHECER A PALAVRA DE DEUS.
Em Mateus 4:6-11, no relato da tentação no deserto, vemos que pelo conhecimento das escrituras sagradas, Jesus não deu brechas para satanás.
2) PRATICAR A PALAVRA DE DEUS
Não basta apenas saber qual é a vontade de Deus, precisamos praticar! No término do sermão do monte, em Mateus 7, Jesus fala de duas pessoas que construíram suas casas. A que construiu sobre a rocha, quando caiu a chuva, quando os rios transbordaram, quando vieram os ventos, ela manteve-se de pé. A que não foi contruida sobre a rocha, quando vieram os problemas, ela caiu. Jesus fez essa comparação das casas para falar sobre o ato de ouvir e praticar os ensinamentos da Palavra de Deus.
Concluindo, devemos sondar o nosso coração e se encontrarmos brechas, devemos rapidamente repará-las, nos arrependendo e abandonando o pecado (seja a rebeldia, a mentira, ...) e passar a conhecer e praticar a Palavra de Deus em nosso dia a dia.
Resumo da mensagem pregada pela adolescente Suellen Pegurier no encontro de adolescentes do dia 17 de julho de 2010 e resumida por Wagner R. Garcez.