Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

BRECHAS


Imagine uma parede de uma casa com uma pequena rachadura. O dono da residência a observa mas não faz nada. Com o tempo, aquela rachadura vai aumentando, mas o proprietário continua acomodado. Ele sabe que precisa consertar, mas diz que nunca tem tempo, diz que tem outras coisas mais importantes pra fazer. O tempo passa e a rachadura aumenta de tal forma que quando ele decide consertar, a parede vem abaixo. O estrago já foi feito. Essa pequena ilustração fala de algo que pode muito bem ocorrer em nossa vida espiritual.

Em Isaías 30:13, podemos ler: "...por isso estas maldades vos será como brecha que, prestes a cair, já forma barriga num alto muro, cuja queda virá subitamente, num momento.” O texto fala de maldades que são como brechas em um muro, cujo queda será repentina. Observando os versículos anteriores deste capítulo, vemos que entre estas maldades encontramos a rebeldia, o não ouvir o que Deus fala em Sua Palavra, a mentira e o dar ouvidos a conselhos mundanos. Estas brechas que levam à destruição são, por muitas vezes, fruto de atitudes erradas ligadas à falta de conhecimento da vontade de Deus. Em Oséias 4.6 lemos: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”.

Devemos sempre sondar o nosso coração e se encontrarmos brechas, devemos repará-las, para que o inimigo, não alcance vantagem sobre nós. A Bíblia fala que o muro que rodeava Jerusalém estava destruído. Neemias, junto com o povo, estavam decididos a consertar, mas os inimigos ficaram irritados.

Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados.Neemias 4:7

O diabo, nosso inimigo, fica irado quando nós não damos brechas para ele em nossa vida. Ele procura estas oportunidades para nos levar à destruição, conforme 1Pedro 5:8 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;...

Para reparar algumas brechas na nossa vida, precisamos:

1) CONHECER A PALAVRA DE DEUS.
Em Mateus 4:6-11, no relato da tentação no deserto, vemos que pelo conhecimento das escrituras sagradas, Jesus não deu brechas para satanás.

2) PRATICAR A PALAVRA DE DEUS
Não basta apenas saber qual é a vontade de Deus, precisamos praticar! No término do sermão do monte, em Mateus 7, Jesus fala de duas pessoas que construíram suas casas. A que construiu sobre a rocha, quando caiu a chuva, quando os rios transbordaram, quando vieram os ventos, ela manteve-se de pé. A que não foi contruida sobre a rocha, quando vieram os problemas, ela caiu. Jesus fez essa comparação das casas para falar sobre o ato de ouvir e praticar os ensinamentos da Palavra de Deus.

Concluindo, devemos sondar o nosso coração e se encontrarmos brechas, devemos rapidamente repará-las, nos arrependendo e abandonando o pecado (seja a rebeldia, a mentira, ...) e passar a conhecer e praticar a Palavra de Deus em nosso dia a dia.

Resumo da mensagem pregada pela adolescente Suellen Pegurier no encontro de adolescentes do dia 17 de julho de 2010 e resumida por Wagner R. Garcez.

4 comentários:

Unknown disse...

Otima pregação , parabéns suh \o/

Ádina disse...

O uso da palavra de Deus faz tudo ficar mais fácil e de verdade ter sentido, não é mesmo?
Estava presente e concordo com o Adriel: A pregação foi ótima, su!
Isso pq vc se baseou e buscou na palavra o desenvolvimento para um tema tão importante para nós.
Deus continue usando sua vida, guria! =)

Amo vcs

suellen disse...

obg gente!
Deus foi mto generoso por ter me dado amigos como vcs!!!
amo vcs de mais.

Roberta disse...

Que palavra linda!
Não pude ir nesse encontro, mas fui mto abençoada através da leitura!
Precisamos estar atentos mesmo para reparar todas as possíveis brechas que podem destruir o plano maravilhoso que DEus tem pra todos nós!

DEus nos abençoe!
beijos!!! ;)

Related Posts with Thumbnails