Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

APRENDENDO A ESPERAR

Como falar de esperar em um mundo onde tudo acontece tão rapidamente e o sentimento de urgência arde dentro de todos nós? Não é à toa que a ansiedade é um dos grandes males que acometem esta geração.
 
A história bíblica nos conta que no segundo ano do reinado de Saul, os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel. Veja a orientação que Samuel deu a Saul: “Tu, porém, descerás adiante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocausto e para apresentar ofertas pacíficas; sete dias esperarás, até que eu venha ter contigo e te declare o que hás de fazer”. (1Samuel 10:8)
 
Saul deveria esperar por Samuel, que representava a voz de Deus naquela ocasião, mas veja o que ele fez: “Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocaustos e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel;... Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” (1Samuel 13:8-10,13). Ao lermos o livro de 1Samuel, encontramos algumas outras razões que culminaram no desastre de Saul, mas eu quero destacar de forma simples, que por não saber esperar, ele perderia o seu reinado.

Após o ocorrido acima, Deus levou Samuel à casa de um homem chamado Jessé, onde ele deveria ungir aquele que seria o próximo rei de Israel, isto é, Davi. É interessante observar que o reinado de Davi não se daria logo de imediato à unção recebida. Era necessário esperar o momento certo onde Deus tiraria Saul do trono.

Muitos amigos de Davi, com toda a boa intenção, o orientaram por diversas vezes a acabar com a vida de Saul, que o perseguia implacavelmente, e assim assumisse a sua posição como rei de israel. De fato, oportunidades não faltaram a Davi, mas ele compreendia que essa não era a maneira correta de agir. Ele preferia esperar que Deus o colocasse no posto, o que realmente ocorreu, um longo tempo depois.

Trazendo para os nossos dias, quantos adolescentes tomam atitudes precipitadas sem antes terem o aval do Senhor. Muitos, na sua ansiedade, ouvem os seus amigos, ouvem o seu próprio coração, e acabam tomando atitudes equivocadas, e dias depois estão colhendo o fruto amargo do seu ato precipitado. Saul não soube esperar e perdeu o reino. Davi soube esperar e teve o seu reino confirmado. Muitos, por não saberem esperar, perdem bênçãos maravilhosas que Deus lhes preparou.

Finalizando, antes de tomar qualquer decisão, fale com Deus, leia a Sua Palavra, converse sobre o assunto, reflita, busque ouvir com clareza a voz de Deus.

E você? Sabe esperar?

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado". Provérbios 19:2

Wagner R. Garcez

Um comentário:

Jonatan de Jesus disse...

Bom dia, como é importante se conhecer bem a biblía, antes de Saul o povo de Israel não tinha nenhum rei,mas era governado por Deus mediante as palavras dos profetas, mas o povo pediu um rei e escolheu Saul, um belo líder guerreiro confiaram em sua aparente força e coragem;desejaram ter suas vidas dirigidas por um homem no lugar de Deus não esperaram.
Apos o episodio de 1 Samuel 10.8, Samuel teve que ungir um novo rei,mas diferentemente do povo, Deus escolheu um rei não por sua aparencia mas por seu coração, capacidades que muitos de nos não coseguimos enchegar com facilidade.

Por fim, esperem em Deus, não olhe para as aparencias, pois o fruto do conhecimento do bem e do mau, pareceu agradavel aos olhos de Adão, mas por fim lhe levou a morte. Cuidado, confie sempre em Deus.

Que o bom Deus, abençoe a todos.

Jonatan deJesus Gomes

Related Posts with Thumbnails