Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MASTURBAÇÃO É PECADO?

Conversando certa vez com um jovem, ele me disse: “Eu me masturbo pelo menos umas três vezes por dia”. Fiquei chocado e surpreso com tal revelação. Se fosse verdade o que dizem acerca da masturbação, esse jovem deveria ter o rosto cheio de espinhas e as mãos peludas, o que ele não apresentava. A princípio, pensei em nunca mais apertar a sua mão novamente, mas depois, continuando a nossa conversa, buscamos uma maneira de ajuda-lo a vencer este hábito praticado não apenas por adolescentes, mas por muitos.

Uma pergunta que costumam fazer é: “Será que é pecado se masturbar?” De fato, não há nenhum versículo bíblico do tipo “Não se masturbarás”. Não faz muito tempo, lendo em alguns sites da internet, encontrei diversas pessoas que afirmam cultivar essa prática, mesmo se declarando cristãs, dizendo que não há nenhum mal nisso, inclusive, citando várias razões para justificar o ato. Há também diversos sexólogos que afirmam que essa é uma prática normal e importante para que o adolescente se conheça melhor, se descubra,... Lendo isso, concluí que, se você é do tipo que quer manter esse hábito e busca razões para isso, na internet você encontrará um monte, mas se você pensa de maneira diferente, continue a ler esse texto.

Como dito acima, não há mandamento explícito a esse respeito, mas se formos mais a fundo e observarmos, não a prática em si, mas o que motiva esse ato, encontraremos muita informação na Palavra de Deus. Vamos começar. Procurarei ser simples e direto.

O ato da masturbação decorre da lascívia que toma conta da mente e do coração da pessoa. Para quem não sabe, lascívia é um desejo sexual incontrolável, e só para lembrar, ela consta nas obras da carne relatadas por Paulo em Gálatas 5.  Lascívia é pecado, e deixar-se dominar pela lascívia é perigoso e te levará para fora do Reino de Deus.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,... e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21)

Vale lembrar que Jesus, no Sermão do Monte, falou que qualquer que olhar para uma mulher, com intenção impura, no coração, adulterou com ela. Dessa forma, se um jovem vê alguém e vai se masturbar, está dando ensejo à lascívia e cometendo um pecado. Alguns podem até argumentar: “Mas se eu me masturbar pensando na cadeira da cozinha ou na tomada da sala?” Bom, nesse caso eu sugiro que você procure um médico especializado para o tratamento de loucura!

Um outro ponto a ser destacado é que a masturbação torna-se um vício, e como tal, acaba dominando a pessoa, fazendo-a escrava do hábito, o que acarreta sérios problemas para a vida como um todo. Como o apóstolo Pedro escreveu em 2 Pedro 2:19 (NTLH): “cada pessoa é escrava daquilo que a domina.”

Finalizando, se você tem o costume de se masturbar e quer ficar livre desse hábito, levante a sua mão, melhor, levante as duas mãos. Agora as mantenha para o alto durante algumas semanas... Brincadeiras a parte, deixe-me expor alguns versículos bíblicos que possam lhe ajudar neste sentido.

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia como os gentios que não conhecem a Deus” (1 Tessalonicenses 4.3 – 5)

Você já ouviu falar de santificação? Pois é, então se santifique. Saiba que sem ela ninguém verá ao Senhor, conforme diz em Hebreus 12:14.

Se você alimenta a sua carne com pornografia, obscenidade, programas de TV e filmes que exploram o sexo, de maneira lógica, isso o impulsionará a praticar tal ato, portanto cuidado com aquilo que você vê. Cuide de seus pensamentos procurando não alimentá-los caso alguma imagem erótica surja em sua mente. Fuja de todo tipo de imoralidade.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8)

De minha parte, recomendo que você evite o tempo ocioso, pois como já diz o ditado popular: “Mente vazia, oficina de satanás”. Procure estudar, ler, manter comunhão com Deus, praticar algum esporte, construir amizades reais! (desligue um pouquinho o computador)... Agora, se você prefere ficar em casa o dia inteiro, deitado no sofá, pensando em sexo, não será surpresa se você fizer igual ao personagem principal do filme “American Pie”.

“E se eu cair? O que faço?”. Primeiramente não se desespere ou se autoflagele. O ato mais correto é reconhecer o erro e confessa-lo a Deus. Vale lembrar que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo1:9)

No mais, faço do apóstolo João as minhas palavras acerca da motivação para escrever esse texto: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1João 2:1), e se você tiver mais alguma dúvida ou discordar do que escrevi, fique livre para expor o seu comentário.

Em Cristo,

Wagner R. Garcez
















2 comentários:

Roger Freitas disse...

poxa wagner.. mt bom seu artigo...

foi direto e sem equivocos, abordou de forma correta todas as passagens biblicas, as interpretou bem e ainda falou muito bem sobre a sexualidade, q é um tema negligenciado pelas igrejas, muitas vezes...

coma já disse um artigo maravilhoso que só vem acrescentar e abençoar...

Glória a Deus pelas suas vidas...

abraço...

Jonatan de Jesus disse...

Que Deus tenha misericordia, deste que praticam o pecado contra o templo do Espirito Santo.Temos sempre que lembrar que devemos guardar nossos corpos para Deus longe de todo o tipo de imoralidade e concupiscência.
Devemos pedir sempre que Deus nos de sempre sabedoria para sermos santos(separados) desse mundo.

Related Posts with Thumbnails